Histórico de eventos anteriores

Buscando promover reflexões e produzir conhecimentos sobre o lazer, desde 2000, inicialmente sob organização de um grupo de pesquisadores vinculados ao departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais e, posteriormente, realizado em suas 15 edições em parceria com outras instituições públicas território nacional, o Seminário “O LAZER EM DEBATE”, evento organizado anualmente, constitui-se no principal evento acadêmico/científico do país que tem o lazer como objeto de estudo, reunindo pesquisadores das diversas áreas de conhecimento.

A partir de 2013, quando foi fundada a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL) em Campinas, a intenção foi integrar a ação do Congresso Brasileiro com o seminário.

A primeira edição do CBEL, com o tema “Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer”, em paralelo ao XV SEMINÁRIO “O LAZER EM DEBATE”, foi realizado em Belo Horizonte, no período de 6 a 8 de agosto de 2014, na Universidade Federal de Minas Gerais.

Com o tema “Lazer, Desenvolvimento e Sustentabilidade”, o II CBEL foi realizado em Belém, no período de 14 a 16 de Setembro de 2016, sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a ANPEL.

Juntamente com o XVII Seminário “O Lazer em Debate’, o III CBEL foi realizado no período de 27 a 30 de abril de 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, tendo como realizadores a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ANPEL e a Fundação de Esporte de Campo Grande/MS. O evento contou com a presença de 400 participantes e teve como tema "Lazer e vida com qualidade em tempos de violação dos direitos sociais".

Em sua IV edição, o evento ocorrerá em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no período de 14 a 16 no mês de Novembro de 2020.

Finalidade do evento

Promover e ampliar o intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e instituições interessadas em aprofundar conhecimentos no âmbito dos estudos sobre lazer, do desenvolvimento e da sustentabilidade;

Contribuir com o debate e qualificar a produção acadêmica sobre tais eixos temáticos de forma interdisciplinar;

Refletir sobre o lazer a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.

Promover a divulgação da produção científica, tecnológica e cultural, gerando conhecimentos e cooperações no âmbito dos estudos do lazer;

Incentivar divulgação de conhecimentos científicos produzidos por professores e alunos de pós-graduação.